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GOVERNO DO ESTADO PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE O CADÚNICO EM PARCERIA COM O GOVERNO FEDERAL

Imersão teve participação de 13 municípios, e abrirá novas vagas nas próximas edições

Nesta terça (01) e quarta-feira (02), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos realiza uma imersão sobre o Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (PROCAD – SUAS). O evento possibilita que o governo estadual coordene todo o sistema único de assistência social e se aproxime ainda mais dos municípios, promovendo integração. Só o CadÚnico possibilita o acesso da população a todos os programas sociais de qualquer esfera pública. E esse primeiro contato é de responsabilidade dos municípios.


Treze municípios foram convidados a receber essa capacitação, que tem parceria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e também do SESC, que sediou o evento na sua sede em Copacabana, zona sul da capital. O objetivo é que futuramente todas as 92 cidades do Estado do Rio de Janeiro participem do processo de qualificação.


"Quando nós capacitamos os gestores na ponta, possibilitamos a gestão local, dando força, ajudando a nortear a forma de custear as ações e fazer o cadastro com inovações, e corrigir imperfeições. É fundamental esse trabalho que o Governo Federal, com o Governo do Estado, via Secretaria, por meio do SUAS, promove aqui na capital", disse a secretária estadual de desenvolvimento social e direitos humanos, Rosangela Gomes.

O Rio de Janeiro tem mais de 6,7 milhões de pessoas no Cadastro Único (CadÚnico). Isso representa 42% da população fluminense, de acordo com dados do IBGE. Além disso, há 472 locais de cadastramento espalhados por todo o estado.


"Nosso esforço é de aprimoramento do cadastro único, incentivando municípios e estados, identificando as vulnerabilidades de gestão dos territórios, dos municípios, e oferecendo apoio técnico conforme a necessidade dos municípios. E aí os municípios, a partir das suas necessidades individuais e das suas capacidades, montam estratégias para seguirem avançando em relação a si mesmos. Isso cria não um padrão de atendimento, mas um padrão de qualidade", explicou Ieda Castro, Diretora de Gestão do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.


A busca pela qualificação e derrubada de entraves tanto no cadastro único quanto no sistema único de assistência social em cada um dos municípios é considerada fundamental para o desenvolvimento do trabalho.


"Juntos nós somos mais. Todo mundo convergindo numa única direção, que é atender bem, oferecer serviço de qualidade, já é uma grande conquista para nós", concluiu Ieda.


Fotos: Gil Soares

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