Muita música, danças folclóricas e queima de fogos marcaram o último dia de programação
Terminou neste domingo (28), a tradicional Festa do Divino de Angra dos Reis. Uma festa com mais de 300 anos de história, que ainda movimenta toda a cidade para a realização dos festejos. Este ano, a comemoração teve início no dia 19 de maio com uma intensa programação folclórica e religiosa nas igrejas do Centro e no Cais Santa Luzia, onde foi montado o Império e o palco para as atrações culturais.
O fim de semana festivo teve ainda atrações como as cantoras Roberta Miranda, na sexta-feira (26), e Yasmin Santos, no sábado (27). A programação contou com atividades culturais religiosas e seculares, encerrando as comemorações como o show do cantor e compositor Nando Reis, no domingo (28).
- Estou muito honrado de ter sido convidado para participar dessa festa tradicional, linda e tão importante. Imaginar que minha música possa estar associada a essa celebração é extremamente gratificante. É justamente isso que me move: poder contribuir e dividir as coisas que sinto em momentos de alegria como o de hoje – comentou o cantor Nando Reis assim que subiu no palco da festa para a última apresentação da noite.
O prefeito Fernando Jordão fez questão de acompanhar de perto o encerramento da Festa do Divino e comentou sobre a importância dessa valorização cultural na cidade.
- Fiquei muito feliz em ter vindo nessa festa linda com a população de Angra presente. Uma festa que representa a nossa cultura há mais de 300 anos. É importante relembrar para os mais novos a história de Angra dos Reis. A Festa do Divino é muito tradicional e isso deve ser passado entre as gerações. Hoje vi as danças, as barraquinhas dos artesãos, atrações locais. É a valorização do povo angrenses. Isso movimenta também o comércio e o turismo na cidade, além da economia local – disse Fernando Jordão.
A Festa do Divino contou com a organização da Secretaria de Cultura e Patrimônio e da comunidade católica do município. O encerramento teve ainda com uma bela queima de fogos, ao som do hino de Angra, e a tradicional queima do quadro glória, símbolo do domingo de Pentecostes e da paz entre os povos, com a imagem do Divino Espírito Santo.
- Foram três dias intensos neste fim de semana, com muitas atividades e o mais importante: uma festa que reuniu famílias, sem brigas e nem confusões. Foram seis atrações locais, danças folclóricas, esse ano todos com roupas novas para as apresentações. Só temos motivos para comemorar e agradecer – comemorou no fim da festa o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.
Комментарии