top of page

As notícias em PAUTA:

Principais Notícias

Destaque

POR QUE O FACEBOOK ESTÁ RESTRINGINDO CONTEÚDOS POLÍTICOS?

A rede social anunciou que vai fazer um período de teste em três países reduzindo anúncios sobre política

Na última quarta-feira (10), o facebook anunciou um período de testes no Brasil, Canada e Indonésia, reduzindo a exibição de anúncios com conteúdo politico para uma pequena porcentagem de pessoas. De acordo com Zuckerberg, que já havia anunciado que pretendia realizar essa redução, essa ação é resultado de frequente feedbacks de usuários que não queriam mais que “posts políticos” prevalecessem em seus feeds.

.

Aastha Gupta, diretora de Gestão de Produtos do facebook, disse que os conteúdos não serão removidos por completo, a plataforma continuará dando espaço para discussões politicas. Além disso, a rede social afirmou que informações sobre a COVID-19, oriundas da OMS (organização mundial de saúde) e de qualquer outro órgão nacional ou regional, não serão removidas nesse período de teste.

.

Agora a pergunta, por que essa redução? Os representantes da rede deram como motivo uma análise de conteúdos falsos (as Fake News) e que esse experimento tem como objetivo identificar e reduzir as desinformações. Mas agora, se você leitor me permite, a minha opinião não é essa. De acordo com a pesquisa “O eleitor conectado”, realizada durante as eleições de 2020 (base total de 3055 entrevistas), 71% dos entrevistados responderam que utilizam o facebook como canal de informação para saber sobre política.

.

Agora, quanto o facebook fatura com anúncios? Não temos essa informação, mas o que sabemos que muito ainda é feito de forma orgânica (grátis), e se o facebook identificou que isso pode ser melhor explorado (financeiramente), de fato ele vai fazer algo para resolver isso.

.

Se a rede limitar as publicações, para as mesmas terem maior alcance, terão que ser pagas e assim o facebook cumpre seu objetivo, que é “ganhar dinheiro” com anúncios pagos. Algumas pesquisas e sites apontam números aleatórios, mas que variam entre 5% e 15%, de pessoas da sua rede que visualizam as suas publicações orgânicas. Sim, existem vários fatores que podem mudar isso, como compartilhamentos, comentários, likes e o tipo de conteúdo. Mesmo sem um número exato, a verdade é que quando você anuncia de forma gratuita o facebook entrega para uma pequena porcentagem de pessoas as suas publicações.

.

Vamos ter que aguardar esse período de teste para entender quais serão os próximos passos da rede social, que hoje possui 2,7 bilhoes de usuários no mundo (fonte da informação: https://resultadosdigitais.com.br/blog/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/).

Por Márcio Lemos

barra do piraí.jpg

Barra do Piraí

Em Pauta

bottom of page